Lula sanciona lei que confere título de Herói da Pátria a Luiz Gonzaga

 


Nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.793 no Diário Oficial da União (DOU), que confere o título de Herói da Pátria a Luiz Gonzaga. Com isso, o nome do Rei do Baião passa a integrar o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, como forma de homenageá-lo pela representação na cultura popular brasileira, em especial a nordestina.

Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, no Sertão de Pernambuco, o sanfoneiro era filho de Ana Batista de Jesus e de Januário José dos Santos, conhecido nas redondezas como Mestre Januário por também dominar a sanfona e eternizado pelo filho na música 'Respeita Januário'.

Gonzagão faleceu aos 76 anos, em 2 de agosto de 1989. Em seu legado, deixou mais de 50 discos compactos e 44 discos de vinil e a consolidação da música nordestina em todo o país. Dominou a sanfona desde cedo, instrumento que carregou por toda a vida, seguindo os passos do pai. Antes de emplacar na carreira musical, serviu como soldado ao Exército no Nordeste e começou sua carreira de músico no Rio de Janeiro, então capital do país, em 1939.

Em homenagem ao seu nascimento, o dia 13 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Forró. Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.720, que reconheceu oficialmente o forró como manifestação da cultura nacional. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, em 2021, as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Ouricuri aprovam Projeto de Lei sob protestos do SINDSEP

Compesa emite nota sobre operação em Ouricuri e outras cidades da região

Padre com passagem por Barra de São Pedro, em Ouricuri, é suspenso pelo Bispo Diocesano de Salgueiro